1. DO CORPO À ESCRITA:
VIVÊNCIAS EXPRESSIVAS
EM MOVIMENTO, MÚSICA E DRAMA
Área de intervenção
Expressão Corporal, Verbal e Vocal, Interpretação de Poemas em Canção, Artes do Palco, Escrita e Leitura.
Palavras chave
Música, Movimento e Drama; pedagogia das Expressões; dinâmica de grupos.
O que é
Um workshop de 1h30m onde se procederá à interacção com crianças e à observação directa das metodologias e dinâmicas trabalhadas, no âmbito da expressão pelo movimento, dramática e musical, com vista a uma continuidade através da escrita.
A quem se dirige
- a crianças do 2º, 3º e 4º ano de escolaridade;
- aos profissionais que acompanham o grupo de crianças :
Professores do 1º ciclo
Educadores de Infância
Educadores de Infância
Bibliotecários
Animadores Culturais
Animadores Culturais
2. COM O POEMA NO CORPO
Área de intervenção
Performance Poética
Palavras chave
Improvisação; criatividade; dinâmicas corporais e verbais; comunicação.
O que é
Um workshop de 3h onde se experimentam as possibilidades de vivência do poema, tomando consciência da percepção dos tempos, da fruição da palavra dita, da apropriação e interacção com outros universos, dos possíveis relacionamentos do poema dito e corporalizado com o espaço, a arquitectura dos sítios e objectos - tendo como objectivo final a criação de pequenas performances.
A quem se dirige
A todos aqueles que possam ser multiplicadores das metodologias experimentadas e/ou cujas profissões permitam transpor este olhar sobre a intervenção na poesia e a dinâmica de grupos com jovens:
Professores de Português do 3º ciclo
Professores de Português do Ensino Secundário;
Bibliotecários;
Animadores Culturais;
Estudantes Universitários das áreas das Letras e das Ciências da Educação.
... e ainda: intervenção directa com o público-alvo final desta cadeia:
Alunos do ensino secundário (uma turma por acção)
Área de intervenção
Performance Poética
Palavras chave
Improvisação; criatividade; dinâmicas corporais e verbais; comunicação.
O que é
Um workshop de 3h onde se experimentam as possibilidades de vivência do poema, tomando consciência da percepção dos tempos, da fruição da palavra dita, da apropriação e interacção com outros universos, dos possíveis relacionamentos do poema dito e corporalizado com o espaço, a arquitectura dos sítios e objectos - tendo como objectivo final a criação de pequenas performances.
A quem se dirige
A todos aqueles que possam ser multiplicadores das metodologias experimentadas e/ou cujas profissões permitam transpor este olhar sobre a intervenção na poesia e a dinâmica de grupos com jovens:
Professores de Português do 3º ciclo
Professores de Português do Ensino Secundário;
Bibliotecários;
Animadores Culturais;
Estudantes Universitários das áreas das Letras e das Ciências da Educação.
... e ainda: intervenção directa com o público-alvo final desta cadeia:
Alunos do ensino secundário (uma turma por acção)
3. TODA A ESCRITA É CRIATIVA
Área de intervenção
Criação literária
Palavras chave
Criatividade, escrita, poema, conto, escrita, expressão, comunicação.
O que é
Um workshop de 4h onde serão experimentados diversos pontos de partida para a criação literária.
A quem se dirige
A todos que queiram experimentar e desenvolver as suas potencialidades no domínio da escrita, através de técnicas que estimulam a criatividade pessoal.
Área de intervenção
Criação literária
Palavras chave
Criatividade, escrita, poema, conto, escrita, expressão, comunicação.
O que é
Um workshop de 4h onde serão experimentados diversos pontos de partida para a criação literária.
A quem se dirige
A todos que queiram experimentar e desenvolver as suas potencialidades no domínio da escrita, através de técnicas que estimulam a criatividade pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário