pensei este workshop de escrita para espaços museológicos: a relação de proximidade facilita a decifração dos diversos códigos envolvidos na obra artística.
a apropriação de mensagens e signos é condição para a sua transfiguração - através do olhar, das memórias e da criatividade de cada um - traduzidas posteriormente em movimento, plasmadas em escrita.
cada caso é um caso.
no caso do MUSEU REGIONAL DE BEJA, propõem-se estímulos a partir de elementos existentes
a apropriação de mensagens e signos é condição para a sua transfiguração - através do olhar, das memórias e da criatividade de cada um - traduzidas posteriormente em movimento, plasmadas em escrita.
cada caso é um caso.
no caso do MUSEU REGIONAL DE BEJA, propõem-se estímulos a partir de elementos existentes
- no átrio de entrada (exposição temporária)
- na capela
- nos claustros
- na sala do capítulo
- nas salas de pintura.
o convívio dos espaços propôs leituras de Soror Mariana Alcoforado, Soror Violante do Céu, Gregório de Matos, Camões, Sophia, Eugénio de Andrade, Ary dos Santos, David-Mourão Ferreira, Pessoa, Manuel Alegre, Miguel Ângelo,
mas, sobretudo, as criações surgem a partir de consignas dadas em relação a:
- Lettres Portugaises (Mariana Alcoforado);
- estatuária presente na capela barroca;
- colecção de cruxifixos exposta na Sala do Capítulo;
- a Última Ceia, pintura séc XVIII, Pedro Alexandrino;
- A Circuncisão, pintura;
- o Martírio de S. Bartolomeu, pintura espanhola séc XVII, atribuída a José de Ribera;
- Ecce Homo, pintura portuguesa séc XV.
O acervo do Museu mostra ainda outras potencialidades exploratórias - mas, em 3h, esta foi a possível.
workshop integrado no X ENCONTRO PALAVRAS ANDARILHAS - com o apoio do Museu Regional de Beja.
mas, sobretudo, as criações surgem a partir de consignas dadas em relação a:
- Lettres Portugaises (Mariana Alcoforado);
- estatuária presente na capela barroca;
- colecção de cruxifixos exposta na Sala do Capítulo;
- a Última Ceia, pintura séc XVIII, Pedro Alexandrino;
- A Circuncisão, pintura;
- o Martírio de S. Bartolomeu, pintura espanhola séc XVII, atribuída a José de Ribera;
- Ecce Homo, pintura portuguesa séc XV.
O acervo do Museu mostra ainda outras potencialidades exploratórias - mas, em 3h, esta foi a possível.
workshop integrado no X ENCONTRO PALAVRAS ANDARILHAS - com o apoio do Museu Regional de Beja.
2 comentários:
Devo dizer Gisela que, se esta foi a sessão possível, eu estaria presente nesta oficina por mais três horas e com muito prazer! Foi a minha primeira vez nas Palavras Andarilhas, foi a primeira vez que estive em Beja e fiquei com vontade de voltar e conhecer melhor a História da cidade. Também tenho o privilégio de trabalhar num Museu, com três Núcleos Museológicos, e também tenho o privilégio de fazer a ponte entre os objectos de arte, seja de que época e áreas forem, com o público. Também tenho o privilégio de poder despertar nas pessoas esse gosto pela História, pela Arte, pela Cultura. Só lhe queria dizer mais uma vez OBRIGADO por ter alimentado esse bichinho que trago dentro de mim.
Obrigada, Carla! - um abraço, e continuação de bom trabalho.
Postar um comentário